terça-feira, 16 de outubro de 2018

O Fascismo já é uma Realidade em nossa Sociedade


O FASCISMO JÁ É UMA REALIDADE EM NOSSA SOCIEDADE
por Marcos Faber
A dificuldade para realizar uma leitura racional sobre a realidade sempre representou um problema para a sociedade brasileira. Incrivelmente não conseguimos deixar de repetir erros do passado. Como afirmou George Santayana,

Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”.

Por mais que a História registre a catástrofe que regimes autoritários e antidemocráticos já causaram no mundo inteiro... Se não aprendemos com os exemplos do passado... Por que repetimos esses erros?
Mas, desta vez, não estamos simplesmente repetindo erros, estamos indo além, estamos ressuscitando uma ideologia extremamente periga: o fascismo.

E o fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada.
É tão fácil ir adiante e se esquecer que a coisa toda tá errada.
A história se repete mas a força deixa a história
mal contada...

Trecho de Toda Forma de Poder, música da banda de pop rock Engenhos do Hawaii. A canção e a banda marcaram muito o início dos anos 1990. Outra marca cultural da década foi o filme Matrix de 1999, mas este, um fenômeno cultural mundial.
   Poucas obras influenciaram tanto uma geração como Matrix. É difícil mensurar a importância do filme para o cinema e para a cultura global, mas como parâmetro, posso afirmar, sem medo de errar, que a maior parte dos filmes, séries, animações, livros e HQs de ação e ficção da atualidade não existiriam sem Matrix.
Por isso, não vou entrar em detalhes sobre o filme, acredito que todos já conheçam a premissa da obra.
O que desejo, é trazer à lembrança de todos uma das mais importantes e emblemáticas cenas do filme. Aquela em que o personagem Morpheus (interpretado por Lawrence Fishburne) revela para Neo (Keanu Reeves) a verdade sobre a realidade, isto é, que o mundo que Neo conhece é, na verdade, uma realidade virtual controlada por uma inteligência artificial chamada Matrix.
Neste ponto do filme, Morpheus oferece ao herói a oportunidade de conhecer a realidade e sair da Matrix. Morpheus não impõe isso a Neo, pelo contrário, oferece dois caminhos e duas pílulas; uma vermelha e outra azul. A pílula vermelha irá fazer Neo despertar daquele mundo artificial e conhecer a verdade sobre a realidade, a outra pílula, a azul, fará Neo esquecer tudo o que aconteceu e voltar para sua vida pacata dentro do simulacro da Matrix.
Não se preocupe, eu não vou cair no clichê de afirmar que estamos vivendo em uma Matrix. Na verdade, quero voltar ao assunto inicial, ou seja, minha preocupação com o surgimento do fascismo no Brasil.
Tenho ouvido muitas pessoas afirmarem que está ocorrendo uma manipulação das pessoas. Pessoalmente não acredito nisso, não acredito que o fascismo ocorra por meio de manipulação. Isso até pode acontecer com a grande massa que, sem ter total consciência da realidade, apoie um regime fascista. Fora isso, acredito que o fascismo seja muito mais do que uma manipulação, acredito que as pessoas se convertem à ideologia fascista. E é por isso que ela é tão perigosa.
Quando a conversão acontece, essas ideias passam a fazer parte das vidas destas pessoas, tornam-se uma medida para todas as suas crenças. Por isso, um fascista torna-se um fanático.
E é aí que o perigo começa.
Pois os que conscientemente se tornam fascistas se tornam os mais perigosos, os mais violentos, os mais intolerantes e os mais cegos. E, o mais assustador de tudo é que muitos já fizeram a escolha pelo fascismo...
Contudo, acredito que vai chegar o momento em que o perigo desta ideologia vai ficar claro para todos, não haverá dúvidas sobre sua existência e influência. As pessoas irão entender o que está ocorrendo. Irão entender o que todas essas ideias significam e o perigo que representam.
Não sei se vai demorar para as pessoas acordarem para o perigo que é o crescimento do fascismo em nossa sociedade. Mas quando isso acontecer, a sociedade brasileira terá de tomar uma decisão: desmascarar o fascismo, tomando a pílula vermelha e acordando para a realidade, ou tomar a outra pílula e conscientemente aceitar o fascismo como o 'novo' normal. Se a segunda opção for a escolhida, a História tem alguns exemplos de qual será nosso destino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário