REGIMES TOTALITÁRIOS (DÉCADA DE 1930-40)
Por Marcos Faber
Os efeitos do final da Primeira Guerra Mundial associados à Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 (também conhecida pela forma simplificada de “A Crise de 29” ou “Crash da Bolsa de New York”), criaram a maior crise econômica da história do capitalismo. Com isso, muitas nações optaram por eleger/apoiar regimes totalitários em seus países como forma de combater a crise que assolava suas nações.
Porém, apesar dos principais casos de regimes autoritários estarem na Europa (Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, etc.), na América Latina, muitos países adotaram esse modelo (Brasil com Getúlio Vargas, Argentina com Perón, México, etc.), ou seja, muitas nações optaram por esse modelo como forma de superar o momento de crise econômica.
Mesmo assim, com toda certeza, o principal destes regimes ocorreu na Alemanha. Com o partido nazista adotando um regime de governo que concedia poderes absolutos ao líder da nação, ou seja, concentrava todos os poderes no fuhrer (do alemão: líder, guia, chefe, condutor).
Características dos Regimes Totalitários
O totalitarismo se caracteriza pelo abuso da autoridade e da repressão no exercício do poder. Assim, neste sistema, a perseguição às oposições é intensa.
Outra característica importante deste regime é a propaganda, muito explorada pelo governo. No caso alemão, Hitler utilizava muito bem esse recurso (panfletos, livros e o cinema eram muito explorados nesse sentido), os nazistas exploravam muito a imagem de Hitler e das Forças Armadas, especialmente nos discursos do fuhrer e nas paradas onde as Forças Armadas desfilavam de forma bastante impactante.
Já a imprensa, a cultura e o sistema educacional eram controlados pelo governo por meio direto ou através da censura. No Brasil, Getúlio Vargas utilizava o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para controlar a imprensa e a distribuição da informação.
O uso da força também é outra característica importante deste tipo de regime. Assim, quem não concorda com o governo, corre o sério risco de ser considerado criminoso.
Glossário
(Adaptado do minidicionário Luft – Editora Scipione).
- Totalitarismo: diz do país que adota um regime de governo em que um grupo ou partido político centraliza todos os poderes políticos e administrativos.
- Nazismo: sistema político totalitário implantado na Alemanha pelo Partido Nacional Socialista (1933-1945), liderado por Adolf Hitler, baseado no nacionalismo exacerbado e no arianismo.