terça-feira, 4 de setembro de 2018

As Primeiras Formas de Organização Social entre os Humanos


AS PRIMEIRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL ENTRE OS HUMANOS

por Marcos Faber

As primeiras formas de organização que os seres humanos conheceram foi a tribal, geralmente estas tribos estavam organizadas dentro de uma hierarquia patriarcal. Do chefe tribal aos grupos familiares, a figura masculina era a autoridade. Devido a isso, os homens ocupavam praticamente todos os postos de decisão da tribo.

Inicialmente as tribos eram nômades, isto é, não habitavam uma região fixa, pois migravam de acordo com as necessidades coletivas. Principalmente quando ocorria a diminuição dos recursos naturais da região de habitação (diminuição de alimentos) ou mudanças climáticas (chegada do inverno ou início do período de chuvas).

A sociedade tribal do período nômade estava fundamentada em dois grupos (classes): homens e mulheres. Esta divisão era estabelecida pela divisão das tarefas (trabalho). Aos homens cabia o ofício da caça, da pesca e da proteção da tribo, portanto, os homens eram caçadores e guerreiros. Já as mulheres eram responsáveis pela criação dos filhos e pela coleta de alimentos (coletoras).

Como as mulheres eram responsáveis pela coleta de raízes e frutas. Acredita-se que ao observarem que as sementes das plantas, uma vez enterradas no solo, davam origem a novas plantas, tenham sido as criadoras da agricultura. Segundo esta teoria, a agricultura foi uma invenção da mulher. Assim, além de caçar, pescar e coletar, os seres humanos começaram a plantar e colher.

A atividade agrária possibilitou a sedentarização dos grupos humanos, ou seja, a sua fixação na terra. O aumento da quantidade de alimentos resultou no crescimento populacional das tribos sedentárias.  
        
A agricultura foi essencial para que se produzissem alimentos em quantidade suficiente para alimentar a todos. Com a agricultura surgiu a necessidade de organizar a sociedade. Nascia, assim, a civilização.

As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia e no Egito, onde o homem passou a se organizar em sociedade. Nas cidades surgiu o comércio, no início o comércio era feito somente com os excedentes da produção, mas com o tempo passou-se a plantar visando a comercialização. Nas cidades os homens passaram a ser classificados de acordo com suas funções (sacerdotes, agricultores, professores, pescadores, comerciantes, guerreiros, etc.). As diferentes funções criaram diferenças sociais, uns tinham mais recursos do que os outros.

    Esta divisão do trabalho ocasionou a necessidade de criarem-se leis. As leis serviam para controlar e justificar as diferenças sociais que passaram a existir. Para garantir o cumprimento das leis, os homens organizaram-se em cidades-Estados*, a liderança era exercida, em geral, por um ancião ou por um chefe guerreiro.

   Com o tempo, as cidades-Estados iniciaram um processo de unificação, seja por motivo de guerras ou de alianças políticas. Surgiam assim, os primeiros reis e reinos. Como por exemplo, os reis na Mesopotâmia e os faraós no Egito.

*O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estados e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade -Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário